No Quarto ao Lado

quatoaolado2

Yara de Novaes dirige comédia romântica sobre liberdade, prazer e a descoberta do vibrador elétrico.

Daniel Alvim, Marisol Ribeiro, Julia Ianina, Luciano Gatti, Rafael Primot, Maria Bia e Fafá Rennó cantam e dançam em cena no divertido No Quarto ao Lado – o Espetáculo do Vibrador. Traduzido por Clara Carvalho, o texto da americana Sara Ruhl foi sucesso na Broadway e indicado a três prêmios Tony. Com produção da Filmland Internacional e Ricca Produções, peça tem figurino de Fábio Namatame, cenário de André Cortez, luz de Kleber Montanheiro e trilha sonora de Dr. Morris.

A trajetória de conquistas da mulher ao longo da História é uma curva ascendente. Se houve um dia em que até o direito de voto era negado, conhecer o próprio corpo e ter uma sexualidade livre era inimaginável. A peça No Quarto Ao Lado – o Espetáculo do Vibrador, dirigida por Yara de Novaes e produzida em parceria pela Filmland Internacional e Ricca Produções, parte deste mote para compor uma divertida história de amor sobre a emancipação feminina e a descoberta do prazer, utilizando como pano de fundo a invenção da eletricidade.

Texto da dramaturga americana Sara Ruhl dirigido por Yara de Novaes, a inteligente comédia estreia para público dia 22 de novembro, sexta-feira, às 21h30, no Teatro Jaraguá (a estreia para convidados é dia 18 de novembro, segunda-feira). O figurino é de Fábio Namatame, cenário de André Cortez, trilha sonora de Dr. Morris, luz de Kleber Montanheiro e tradução de Clara Carvalho.

Convidada para a direção pelos produtores do espetáculo LG Tubaldini Jr. e Giuliano Ricca, Yara de Novaes conta com um elenco talentoso – Daniel Alvim (Dr. Givings), Marisol Ribeiro (Catherine Givings), Julia Ianina (Sabrina Daldry), Luciano Gatti (Sr. Daldry), Rafael Primot (Leonard Irving), Maria Bia (Elizabeth) e Fafá Rennó (Annie).

Inspirada na premiada comédia de Sara Ruhl (In The Next Room – ou The Vibrator Play – 2009, indicada a três prêmios Tony), sucesso na Broadway, a peça se passa no século XIX, pouco depois do descobrimento da eletricidade. Unindo os dados históricos ao humor, o lascivo à inocência, o comedimento à ironia, No Quarto Ao Lado – o Espetáculo do Vibrador aborda de maneira sofisticada como foi que o estímulo elétrico nas zonas erógenas passou a ser utilizado como método científico.

Nessa época muitas mulheres com alterações hormonais ou de humor eram diagnosticadas como “histéricas”. Tratá-las com vibradores elétricos possibilitava não somente uma nova relação com seu corpo, mas uma via de libertação dos espartilhos – reais e metafóricos – da sociedade que as oprimia.

Sinopse Provocativa e engraçada, a trama acontece no começo da era da eletricidade, em 1880 e mostra os casos clínicos que acontecem no consultório do Dr. Givings, jovem médico obcecado por novidades científicas, pelas maravilhas da tecnologia, e o que ela pode fazer por seus pacientes. Seguindo um método científico, ele aplica o recém-descoberto aparelho na região erógena das mulheres a fim de testar suas propriedades terapêuticas, descobrindo na vibração elétrica a cura para problemas como depressão ou distúrbios de humor.

Catherine, sua esposa, é apenas uma espectadora – ouvindo atrás da porta do quarto onde o marido trata suas pacientes. Dr. Givings não tem certeza de como o aparelho ajuda suas pacientes, que continuam voltando. A única mulher cujo problema não é tratado pelo médico é a sua esposa, que sonha em conectar-se com ele, não eletricamente.

Ficha Técnica
Texto: Sara Ruhl
Tradução: Clara Carvalho
Direção: Yara de Novaes
Assistente de Direção: Leonardo Bertholini
Elenco: Daniel Alvim, Julia Ianina, Marisol Ribeiro, Luciano Gatti, Rafael Primot, Maria Bia, Fafá Rennó
Figurino: Fabio Namatame
Cenografia: André Cortez
Cenografa Assistente: Carol Bucek
Trilha sonora: Dr. Morris
Iluminação: Kleber Montanheiro
Produção: LG Tubaldini Jr.
Realização: Filmland Internacional / Ricca Produções
Construção Cenário: Ono-Zone Estúdio Ltda – Fernando Brettas e Waldir Rosseti
Visagismo: Eliseu Cabral
Fotos Estúdio e Cena: João Caldas
Assistente Fotografia: Andreia Machado
Programação Visual: Estação Design
Assessoria De Imprensa: Arteplural
Operador De Som: Thiago Rocha
Operador De Luz: Fabio Santana
Camareira: Sandra Matos
Contrarregra: Estevão Diniz
Controller: Raphaele Estevam
Adminstração Financeira: Patricia Velho / Thiago Oliveira
Administração: Ricca Produções – Vanessa Campanari
Coordenadora de Projetos: Rosy Farias
Assessoria Contábil: Gazini
Assistente Produção: Magali Assenço /Giulia Setembrino /Larissa Cardoso
Coordenação Administrativa Geral do Projeto: Fernanda Camargo
Produção Executiva: Carmem Oliveira
Atendimento e Captação de Recursos: Magali Assenço/ Adriana Galindo
Direção de Produção: Giuliano Ricca.

TEMPORADA

Temporada De 22 de novembro a 22 de dezembro
(volta em 10 janeiro até 23 de fevereiro de 2014).

Horários: Sextas-feiras, às 21h30, sábados, às 21h e domingos às 19h.

Classificação indicativa: 14 anos.
Gênero: Comédia
Duração: 100 minutos.

Postado em Aconteceu